Pormenores – Sweet Home


IMGP5823

Sweet Home! É o nome da minha casa, do meu lar, do meu ninho, do meu casulo…

Foi a partir deste lugar de amor que tudo aconteceu…nunca poderia ficar de fora desta história… 🙂

A ilustração Sweet Home, foi a tela que mais deu-me prazer em pintar…Foi leve passear pelos detalhes, escolher devagar as cores e as personagens que habitam este lugar mágico e acolhedor…

Não há nada mais confortável do que uma casinha amarela no meio da natureza, envolvida por pessoas queridas, que cuidam e preocupam-se genuinamente…

A tela trasborda amor, carinho e cuidado por toda parte, porque foi assim que senti o meu ninho, o meu casulo…da chaminé da lareira em vez de fumaça saem corações, prova de que por dentro, tal como por fora, o amor esteve sempre presente…

…quando precisei de ajuda eu tive amigos e família por toda a parte…Uma equipa muito bem montada, uma engenhoca perfeita cujo principal objetivo era manter-me feliz, confortável e bem cuidada…E assim foi 🙂

Ao viver o drama de ter um cancro eu percebi a importância da família e dos amigos por perto…Tudo muda depois do diagnóstico, nada fica no lugar, é como se tivesse passado por ali um furacão, mudando tudo de lugar, tirando a paz que ali existia…

…a normalidade fugiu-nos, num piscar de olhos…

Todos a volta ficam ‘doentes’ também…passamos a vivenciar uma rotina de tratamentos, consultas, cirurgias…é preciso readaptarmo-nos, transformar as rotinas, pedir ajuda!

E eu tive muita ajuda!

O Meu príncipe Sapinho, ocupa o lugar de destaque na ilustração (e não só 🙂 )!…está no telhado, no centro de tudo, sempre alerta, comandando este lugar de amor…foi o meu grande companheiro nesta luta, um grande homem, grande marido, grande cuidador, grande guerreiro! Não se esqueceu nem um dia sequer de dizer que sou linda, mesmo quando o que ele via era um projeto de lagarta 😛

Esteve ao meu lado em TODAS as consultas, segurou as minhas mãos em todas as cirurgias e exames ‘chatinhos’…Dirigiu milhares de quilómetros… Chorou comigo e secou as minhas lágrimas, e também me fez rir e gargalhar muitas vezes… 😀 …Ele deu-me banho, lavou meus dentes, alimentou-me quando eu não conseguia ser nada além do que uma planta…Aturou os meus devaneios tóxicos e as minhas chatices imponderadas…Tornou real os meus desejos e tudo fez para que eu me sentisse menos doente…tratou da minha estima com esmero e me amou apaixonadamente todos os dias!

E não cuidou só de mim enquanto estive perdida dentro de mim mesma, amargando os efeitos dos químicos…cuidou das nossas filhas, da nossa casa…foi um grande PÃE! 😀

Cá está um grande homem: Miki! Miguel Bento, amor da minha vida, Viduxo, Vida, Príncipe…Para ti, todo o meu respeito e admiração…todo o meu amor e gratidão te dedicarei, até o meu último dia!

IMG_3826

 

O meu time era um time de gente do bem…cada um com um poder e uma característica especial que eu tentei resumir usando as características dos animais que escolhi, a dedo, para cada uma destas pessoas especiais:

Ovelhinha: Elisabeth Figueiredo, é a pessoa mais fofa que eu conheço! …é doce, dedicada, atenciosa, um exemplo de mãe e avó a seguir, incansável na sua missão de cuidar de todos a sua volta…sua voz é melódica, terna…Tem um colinho maior que o mundo, cabe lá toda a gente! 🙂 …ela diz que eu sou dela também (e eu adoro ser 😉 ), adotou-me! Adotou as minhas filhas, que passaram a chamá-la Vovó Ju!

 

Gatinha Lilás: Tia Isabel é uma guerreira que sabe muito bem quais foram os caminhos tortuosos por onde andei…Já teve cancro da mama e me ensinou muita coisa, é a minha guru, o espelho onde eu gosto de reflectir, o exemplo de boa disposição, fé, optimismo!

O seu astral é contagiante, o seu sorriso largo é um convite para sorrir junto…

 

Tartaruga: Vovó Lena é a matriarca da família, uma doçura de pessoa…a ela pertencem os olhos doces do meu Miki, e todo o amor, gentileza, generosidade e delicadeza da família provém desta grande mulher! …ela anda devagarinho, mas sempre chega! 😀 Esteve sempre presente, mesmo quando não estava por perto!

 

Peixinho: É a minha sobrinha Margarida…o meu grande orgulho! A grande ‘culpada’ por me tornar a mãe que sou hoje, foi a partir do contato que tive com ela, ainda pequerrucha que acendeu uma chaminha deliciosa dentro do meu coração, eu estava pronta para ser mãe…e assim foi! 😀 A Marga é centrada, justa, serena…uma adolescente especial, sólida, segura, fantástica! …é uma mini guerreirinha, que também passou por grandes dificuldades com a sua saúde em 2014, travou uma batalha árdua demais para uma menina de 15 anos…ela esteve sempre por perto para me levantar o astral e a estima!

 

Abelha e Libelinha: Minhas maninhas Vânia e Viviane…Estiveram bem perto de mim apesar de toda a distância que nos separa…Através das redes sociais estivemos sempre ligadas umas nas outras…Eu nunca me senti sozinha, sempre tive a companhia de uma ou de outra, ou das duas 😛 …elas me mimaram com atenção, carinho e cuidado…estiveram de longe fazendo tudo o que lhes foi possível para me manter quietinha e confortável dentro do meu casulo…desataram nós, fizeram-me rir e me sentir especial.

 

Casulo: Na árvore do lado direito da casinha, ao lado da joaninha, está o casulo ainda bem enroladinho…uma seta aponta o local de descanso da Mãe Borboleta! 😉

A Gio questionou porque o casulo não estava dentro de casa, não se conformou com a minha decisão de coloca-lo na árvore e não dentro de casa… 😛 …ela tinha razão, o meu casulo era a minha casa, o meu quarto, a minha cama…

Mas foi a maneira que eu encontrei de ‘dizer’ que eu estava sendo cuidada por todas aquelas pessoas, independente do lugar que elas ocupam no mundo 😉

 

Joaninha: É a minha amiga Joana, bem ao lado do casulo, colada…sempre perto, sempre presente! Esbanjando vigor nas suas cores vibrantes!!! Cuidou de mim como poucas amigas fariam…Tratou de me tratar para que eu estivesse bem e bem resolvida com a minha ‘nova imagem provisória’ 😀 Foi incansável na sua missão de me manter quentinha e confortável dentro do casulo… 🙂

 

Pássaro com Chapéu: É uma das minhas mães galinha 😀 …é a minha mãezinha Roseane, que mesmo travando a sua batalha pessoal, fez questão de me ajudar, de me cuidar…nunca faltou nada! Ela nunca falhou em nenhuma das missões…É uma supermãe…Sou eternamente grata por tudo o que me fez…adotou-me genuinamente como filha e passou a cuidar de mim como se tivesse ocupado o seu ventre, nunca fez distinção entre nós, os filhos…foi sempre justa e soube dividir o seu amor imenso por todos nós…Alimentou-me, mimou-me…cuidou de tudo para que tudo estivesse o mais normal possível. :..)

 

Texugo: Pedro Figueiredo, o meu irreverente cunhado esteve sempre pronto para dar uma palavra amiga de conforto, ajudou-me imenso a cuidar das meninas…Arrancou sorrisos delas enquanto os seus coraçõezinhos preocupados só queriam chorar…o seu astral está sempre lá em cima, transbordando cá pra fora e me fazendo sorrir 😀

 

Porco-espinho: É a minha cunhada mais fofa, Sara Sarinha! Ela é pau pra toda obra, trabalha muito…é pequenina, mas tem um coração gigante…esteve sempre lá quando precisamos, sempre pronta…nunca falhou a nenhuma missão…cuidou para que nunca me faltasse nada da farmácia… competente, indicou-me os melhores produtos para as minhas mazelas, caíram todos como uma luva…

Cão Castanho: João Carlos, meu sogrinho…um amigo fiel com quem pudemos contar sempre que precisamos…Ele é assertivo, matemático, prático, pragmático…faz parecer que tudo é muito simples como se fosse uma operação básica da aritmética 😀 …ele prefere ser racional, mas lá por dentro vai um coração gigante e generoso, que mal cabe no peito 😀

 

Galinha com três corações: Minha mamãe! Que de tão longe nunca me esquece…me ama e me cuidou numa fase bastante difícil (pós cirurgia). Os três corações representam o amor incondicional que ela tem pelas três filhas…ela é docinha e tem o olhar mais açucarado que eu conheço, escondido pelo par de óculos que é a sua marca 😀

 

Cão Branco: Mike Lee, o meu fiel amigo, um cãzinho Maltês que eu trouxe do Brasil em 2005, quando pisei as terras lusas de vez 😛 …ele que nunca me largou! Nestes dez anos estivemos sempre juntos…

 

Pássaros (em cima das bandeirinhas): São as minha fofinhas Susana Rodrigues e Benedita!

A Su é uma amiga muito muito grande (apesar de ser pequerrucha fofa 😀 )! Tratou de metaforizar os meus dias com palavras e histórias lindas que me derretiam o coração…ela me chama de dentinho de leão, e não foi à toa que esta flor esteve presente em muitas das páginas do livro…era a sua presença constante na minha vida…ela esteve sempre presente, trazendo leveza, amor, generosidade…ajudou-me a desatar os nós que apareceram no caminho das minhas filhas, é uma excelente educadora! A melhor que eu conheço! Em quem confiei e confio 100% as minhas filhas…

E a Benê? Ah…estes sorrisos largos que me enchem o coração de alegria! 😀 Enquanto eu travava uma luta a favor da vida, lá andava a Benê lutando dentro da barriga da mamã também para manter-se viva! Foi uma grande inspiração para mim ter por perto uma mini guerreirinha cheia de vontade de viver! 😉 Foi uma das âncoras mais poderosas que me agarraram a vida!

12319799_747248722052445_910102772_n (2)

Crédito: Porque Te Amo, Bolos

 

 

 

Borboletinhas: Gio e Juli! São as minhas fofinhas inspiradoras!!! Nunca saíram de perto de mim…me cuidaram como ‘gente grande’, tiveram responsabilidades acrescidas, cresceram imenso, ficaram mais independentes…faziam de tudo para que eu estivesse bem e confortável, recebi mimos todos os dias, massagens, carinho na careca… 🙂 …todos os dias elas me provaram que valia a pena lutar, que todo o sofrimento não seria em vão, e que eu tinha os melhores motivos DO MUNDO, para permanecer… 🙂 …não é porque são minhas, mas elas são, SIM! Especiais 😀

12308965_747248868719097_1677422148_n (2)

Crédito da Foto: Catarina Ribeiro (SÓMel)

Anúncios

One thought on “Pormenores – Sweet Home

Gostou? Comenta ;)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s