Leonor e a Girafa


L e G blog

Alguns dias antes do lançamento do livro Mãe Borboleta fui à Editora Afrontamento para tratar de alguns detalhes da apresentação do livro, neste dia o editor falou-me de um projeto que pensava ser compatível com o meu estilo de ilustrar, perguntou-me se eu seria capaz de ilustrar um álbum infantil para a Associação AVC.

Falou-me por alto do que se tratava e entregou-me algumas folhas impressas com uma história cujo título -Leonor e a Girafa, não me convenceu muito…

Estes papéis ficaram guardados por algum tempo na minha gaveta, eu sabia que tinha qualquer coisa a ver com AVC (acidente vascular cerebral), e, confesso…eu até tremo quando ouço ou falo sobre o assunto…talvez por isso fui tão resistente em ler a história…

Meu pai, com 56 anos, faleceu…vítima de um AVC que o arrancou de mim com uma agressividade descomunal…eu estava de férias no Brasil, festejando com a família num churrasco…estava sentada ao lado dele, de mãos dadas…ríamos…olhávamos um para o outro, orgulhosos, felizes… eu estava contente por estar ali…ele também…conseguira reunir a sua família com a família da sua querida irmã…isso era muito raro.

…ele apertou a minha mão e me olhou…os olhos pareciam de vidro, imóveis…ele não conseguia falar nada, só olhava fundo nos meus olhos…senti a sua mão esfriar e perguntei muitas vezes: papai, o que foi? Pai? Está com alguma dor? Fala comigo!

…ele já não conseguiu falar nada, e foi carregado até ao carro que o levou para o hospital, onde faleceu no dia seguinte…

Não foi fácil perder assim o meu herói…não é fácil viver com a sombra do AVC a assombrar o caminho por onde passa toda a minha família paterna…os meus avós morreram assim, os meus tios também…

 

…tirei da gaveta a história, num dia em que sonhei com o meu pai…ele sorria pra mim no sonho…Raramente consigo sonhar com ele, mas quando sonho acordo sorrindo.

É a história de uma menina – Leonor, que vai ao zoológico no dia dos seus anos, e infelizmente vê uma girafa a ficar doente…os outros animais ajudam a girafa, cada um com uma especialidade, a se reabilitar, e no fim dá tudo certo, a girafa recuperada e feliz apaixona-se pela zebra.

4

É uma história de otimismo, de união, força, amor, amizade, persistência, resiliência, bondade…é uma história que ilustra a dor da girafa, e toda a sua força e determinação para recuperar o seu corpo doente.

21

É a história da Inês Cipriano (autora do conto), que quando ainda era uma menina (19 anos) passou pela provação da vida que insistiu em saber se ela era mesmo forte suficiente para permanecer aqui entre nós… Inês teve um AVC e sofreu, como a girafa da sua história, todas as mazelas desta doença tão violenta…

Quando foi mãe pela primeira vez, há 23 meses, sentiu a necessidade de explicar, num futuro próximo, à sua filha – Leonor – os detalhes da doença que teve, e as fases pelas quais passarão na vida, que, de alguma forma, condicionarão a maneira de ser e de estar da mãe…

Ao ler a história, me vi dentro dela…eu – Leonor! Sim! Já fui Leonor e já não percebi muito sobre o AVC, principalmente porque levou de mim o meu maior amigo…

7

O meu pai – enquanto girafa – não teve tempo de usufruir da bondade dos seus amigos animais, não foi reabilitado como a girafa da história, já não está ao meu lado fisicamente, mas foi por ele que abracei o projeto… aceitei ilustrar o livro porque também precisei de respostas quando fui Leonor…

…e quantas outras Leonores existirão por aí sem respostas?

11

Durante alguns meses estive debruçada entre tintas, papéis e pincéis…colori com todas as cores aquelas páginas…tentando amenizar toda a dor por trás da história…sorri e chorei, me emocionei tantas vezes imaginando serem reais aquelas ilustrações…lembrei-me tantas vezes do meu pai…lembrei-me tantas vezes da Inês e de todo o drama que viveu…desejei ser a Leonor da história, com um final feliz, e ter ao meu lado o meu pai, dando os seus “pitacos” sobre a vida e sobre tudo! Fazendo troça da vida e gargalhando por cima das lágrimas.

 8

Foi ele quem me ensinou a ser forte!

 

Foi catártico! Terminei hoje a última ilustração do livro, e agradeço o dia em que o projeto ‘caiu’ em minhas mãos –nada é por acaso! E durante todos estes meses eu desfiz nós cá dentro…entendi que sentirei – para sempre – a falta do meu pai, mas que ele viverá para sempre em mim e naqueles que eu vou deixar para o mundo. Me perdoei por não ter conseguido ajuda-lo naquele dia… os seus olhos assustados me pediam ajuda e eu nada pude fazer…entendi que a nossa hora esta marcada desde sempre, e que tentar ludibriar a morte é a maior ilusão do ser humano…

Com a minha doença, com a história que contei às minhas filhas (Mãe Borboleta) percebi em mim um dom…minimizar dores…colorir os dramas inevitáveis que precisamos viver ao longo da vida…porque quem está doente sofre muito, mas também sofre quem nos ama, e o melhor caminho para minimizar estas dores é o caminho do otimismo!

Então…Sigo assim…caminhando por este caminho de cores, tropeçando nos ‘degrades’ da vida, misturando formas, texturas e cores… fazendo as pessoas que me amam acreditarem que no fim vai tudo dar certo. 😉

***O livro Leonor e a Girafa será editado pela Editora Afrontamento, provavelmente estará a venda a partir de outubro 😉

Anúncios

2 thoughts on “Leonor e a Girafa

  1. Eu sabia, que teu silencio,por aqui, só podia significar entrega total a novo projecto. E que projecto ! Realmente nada na vida acontece por acaso – justamente uma historia destas teria que vir ter contigo!
    Parabéns Vera, enches realmente a alma, com os teus desenhos, pinturas, palavras de sabedoria…muita e esse otimismo contagiante.
    Beijao de alegria e carinho!

    Liked by 1 person

Gostou? Comenta ;)

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s